segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ainda persiste o ranço lampiônico...

Numa destas minhas idas e vinda ao trabalho, em um “carro de linha” que corta o sertão de Jacobina a Irecê, ouvi um caso de assassinato narrado por um companheiro de viagem, que desencadeou mais uma cisma... Contava estupefato o caso de um motorista de caminhão que cruelmente assassinou o frentista de um posto de combustível por mísero um real.
A história é que o motorista chegou ao posto de combustível e queria usar o sanitário. O frentista argumentou que liberaria a chave do recinto mediante o pagamento da quantia. Conversa vai e vem, argumentos trocados de um e de outro, o motorista dirigiu-se ao carro e voltou de lá com uma peixeira, deu três facadas no frentista, fugindo em seguida. Eis o fato. Fiquei chocada como todos os outros passageiros, mas uma observação feita por um dos viajantes foi a gota d’água... A morte em vão também, mas isso infelizmente é para nós corriqueiro: morrer por nada já é quase normal!
O motivo de minha cisma então, veio do seguinte comentário: “O motorista assassino era paraibano, você sabe né, esse povo do norte ainda nessa época de tanto progresso ainda tem mania de achar que tudo pode, é povo ignorante, tudo virado Lampião!”.
Nessa hora, respirei fundo, pensei calada por uns dois minutos e disparei uma pergunta ao grupo: Como foi mesmo que o motorista matou? Foi após uma discussão por causa da chave de um sanitário não foi? Estavam nervosos... Como será que foi o dia desse homem? O que será que o frentista disse que o ofendeu tanto e o tirou do sério? O que aconteceu naquele breve instante para um trabalhado sair do sério e estragar a própria vida e tirar a vida de alguém?
A polêmica se formou: “A senhora professora tá defendendo assassino? Tá justificando ele ter matado um inocente? Ainda quer que ele tenha razão?
Respondi: Não quero dar razão a ninguém, quem mata não tem razão alguma, nada justifica tirar a vida de ninguém. Só peço agora que pensem o seguinte: Que educação e como são as pessoas lá do sul, do sudeste e dos países desenvolvidos que diariamente planejam friamente a morte dos próprios pais, o abuso a crianças inocentes, os crimes cibernéticos, os grandes golpes à sociedade? Em quem será que essas pessoas se inspiram, tem algum modelo tipo Lampião inspirando essas pessoas? Será que o motorista matou por ser paraibano? Isso não acontece em São Paulo? Ah, aqui também no nordeste não tem prostituição infantil, pedofilia e corrupção? Quem é mais perverso, quem age por impulso ou quem planeja o ataque friamente?
Olhei em volta e vi uma confusão de cores: caras branco-pálidas, sorrisos amarelos, bochechas vermelho-fumegantes e eu com meu verde náusea...
Quando é que nós vamos perceber que pessoas são pessoas e por fim subjetivas aonde quer que vivam, no nordeste ou no sul do Brasil? Não é a nossa localização geográfica que nos move. Vamos dar uma trégua a Lampião na hora de justificar as atitudes nordestinas seja ele para nós herói ou bandido...


ranço
[Do adj. lat. rancidu, ‘rançoso’, substantivado.]
Substantivo masculino.
1.Alteração que o contato com o ar produz nas substâncias gordas e que se caracteriza por cheiro forte e sabor acre.
2.Bafio de coisa velha ou estragada.
3.Fig. Aquilo que tem aspecto ou caráter antiquado; velharia.
4.Bras. Fig. Pessoa desagradável, antipática.
Adjetivo.
5.V. rançoso.

2 comentários:

  1. Olá Katia! Sabias palavras, em todas as nossas ações ocorrem reações, independente de onde estamos, mas dependente de como estamos... Parabéns pelo seu blog.

    Adriana Vieira

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Adriana! Andei afastada dos escritos... São tantas reflexões que acabamos nos perdendo nelas... mas vamos escrever... externar sentimentos e tentar amenizar nossas dores através da fala e da interação

    ResponderExcluir