sexta-feira, 9 de abril de 2021

Pão pelo Avesso




Para criar filhos em condições financeiras precárias é preciso muita criatividade! Fazê-los sentir-se importantes, amados e acolhidos mesmo sem ter o que o vizinho, o colega da escola, o que dita a moda tem. Carece sabedoria e planejamento...

Eu sempre digo que nossa família não passou maiores necessidades por que tivemos pais muitos criativos!
Hoje deu saudade de comer pão novo, da padaria da esquina e comprei minha sacolinha. Na hora de comer, não deu outra: Lembrei do meu pai, Seu Beijinha, que além de ser criativo, sempre nos preparava para as adversidades. Lembrei-me de sua receita de Pão pelo Avesso.
Vocês já comeram pão pelo avesso?
Houve uma época em que meu pai começou a comer o pão abrindo-o de cima a baixo com as mãos e depois enrolando-o pelo avesso. Comia com tanto gosto essa iguaria, que a gente foi vendo, começando a imitar e a gostar. Mesmo tendo à mesa manteiga ou margarina, uma fatia de kitute ou ovo, o pão pelo avesso era sucesso! Quando chegou o tempo de escassez, quando só tinha mesmo pão com café, a gente nem percebeu. Continuamos comendo com gosto nosso pão pelo avesso, por que era o pão preferido do meu pai...
Fica entre tantas lições a de que “Não importa o que tem dentro do pão, importa quem está ao seu lado para comer e dividir esse pão!”
(K. Leite, em noite de muita saudade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário